Essa época de fim de ano sempre gosto de dedicar um pouco do meu tempo aos assuntos que me despertam mais interesse e me desligam do meu assunto direto de trabalho que é vendas. E geralmente, me divido entre os vários livros sobre expansão da consciência, filosofia e física que tenho aqui. Resolvi compartilhar alguns aqui e incentivar mais pessoas a mergulharem nesse universo que impacta diretamente em todas as áreas de nossas vidas. Vamos lá!
O caminho avatar (Harry Palmer)
Fiz minha formação no Avatar International Course em 2007 e desde então já dei dezenas de cursos. Em 2019 estive em mais um turma, porque no nas ferramentas Avatar encontrei o que há de mais prático e mais poderoso em autoconhecimento e expansão da consciência, e olha que já experimentei muita coisa nessa caminhada. Por essa razão, a obra base de tudo aquilo precisava estar aqui. O autor, Harry Palmer, “delineou uma série intrigante de procedimentos mentais. Quando aplicados corretamente, esses procedimentos desvendam muitos dos mais profundos mistérios da consciência humana.” Recomendo tanto o livro quanto o curso.
O Enigma quântico (Fred Kuttner, Bruce Rosenblum)
Esse livro marcou meu mergulho no oceano científico da expansão da consciência. Ele explica o encontro da física com a consciência e comprova que a observação influencia o que é observado. É meio cabeçudo porque tem muitos conceitos de física, mas, cara, eu adoro essas coisas! Os professores Bruce Rosenblum e Fred Kuttner explicam o “encontro da física com a consciência, distinguindo especulações de fatos.” Vale muito a pena, e é muito leitura que você pode ir fazendo aos poucos.
Breves respostas para grandes questões (Stephen Hawking)
Em uma lista sobre livros para expandir a consciência, jamais poderia faltar Stephen Hawking. Em março deste ano, comecei a ler “Uma Breve História do Tempo”, isso porque sou fã do filme “A Teoria de Tudo”, baseado no livro homônimo de Jane Hawking. Nele, a história de Stephen Hawking é contada pela luz da genialidade e do amor que não vê obstáculos. Não bastasse uma história incrível que foi a vida de Stephen, seus estudos sobre astrofísica me encantam. Estou acompanhando a leitura no meu próprio ritmo, mas já coloquei “Breves respostas para grandes questões” do mesmo autor na lista de próximas leituras. Essa obra é descrita assim: “Com um tom pessoal e acessível, o livro é a porta de entrada perfeita para quem quer ter contato com suas teorias.” e isso me deixou ansioso para iniciá-la em breve.
“O mundo de Sofia” (Jostein Gaarder)
Esse é um dos meus livros favoritos sobre filosofia! Poucas pessoas sabem isso sobre mim, mas esse é um tema que gosto bastante e por isso resolvi incluí-lo nessa lista, afinal, a filosofia contribui muito para a expansão da consciência.
Esse é um romance que conta a história da filosofia ocidental. Gosto particularmente dele porque quando falamos em mergulhar no universo de Sócrates, Descartes, Marx e outros filósofos, parece cabeçudo demais pra maioria das pessoas. E para mim o autor teve uma sacada genial quando resolveu romancear esse contexto, tornando a leitura leve e atraente.
Eu amei e recomendo a todo mundo. Reflexões de e para vida.
O cavaleiro preso na armadura: Uma fábula para quem busca a Trilha da Verdade (Robert Fisher)
Li “O cavaleiro preso na armadura” há mais de dez anos e vira e mexe gosto de voltar em algumas páginas dele.
“O livro conta a fábula do cavaleiro mais corajoso do reino. Sempre pronto para qualquer batalha, disposto a defender sua honra e ajudar quem fosse preciso. Sua armadura brilhante e imponente, era a única imagem que todos enxergavam nele, até mesmo sua esposa e filho.
Por meio dessa fábula o autor Robert Fisher narra a dificuldade que muitas vezes temos em nos mostrar exatamente como somos, em baixar nossas armas e revelar nosso rosto. O homem dessa fábula acaba sem querer se distanciando das pessoas que ama e cego em relação a sua essência.
Quando percebe que não consegue mais se desvencilhar da armadura, parte em busca de seu eu esquecido, perdido nas batalhas e na frieza dos sentimentos. Ao percorrer a trilha da sua própria verdade, ele atravessa o vale do autoconhecimento, buscando sua essência e reencontrando os sentimentos que havia guardado na armadura por toda vida.”
É um livro pequeno, a linguagem é simples, por isso fácil de ler. Repleto de instruções e reflexões é uma excelente inspiração para inspecionar, rever e desenvolver nossas próprias vidas.
Me conta, você já leu alguma dessas obras? Gosta desse tema? Já indiquei aqui no blog também, 7 filmes para expandir a consciência, dá uma olhada.